Gang do Limão
.

Este Fórum é dedicado a todos aqueles que gostam de motas e principalmente de convívio. Todos são bem vindos!!!

Para acesso TOTAL ao fórum tens de efectuar um registo.

Entra e diverte-te por cá !!!!

Gang do Limão

Cogumelos / Suspensão da Burra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cogumelos / Suspensão da Burra

Mensagem por Carolica em Seg 16 Nov 2009, 14:09

Carissimos,

Preciso da vossa eterna sabedoria (cof cof ).
Como sabem ando já a negociar a burra e respectivos acessórios.

Com o meu magestoso 1,63m fico a modos que com os pezinhos meio pendurados quando me ponho em cima da mota, pelo que pensei fazer o mesmo que a Joana fez: banco de gel (juntando o conforto para o real rabo e redução da altura) e/ou baixar a mola da suspensão para a coisa ficar mais baixa. A verdade é que o meu instrutor desaconselhou-me a mexer na suspensão, diz que fica muito mais dura e instavel e afins..

Para além disso (e tendo em conta que o nivel de experiencia é muito baixo ) estava a pensar por um cogumelos... sim porque se a burra me cai para o lado e fica com a carnagem todo enfarelhada acho que a minha primeira reacção é dar-lhe outro chuto de tanta raiva... Num dos stands falaram-me de uns cogumelos da rizoma, mas tive a ver em alguns forums onde dizem que com esses cogumelos (da rizoma) a coisa pode correr muito mal e que (se a queda for muito aparatosa) que pode enviar a burra para a sucata. A verdade é que para a minha super burra não há cogumelos...

Carolica
Maçarico
Maçarico

Re: Cogumelos / Suspensão da Burra

Mensagem por procoelho em Seg 16 Nov 2009, 15:45

Boas...
Na minha miserável opinião, os cogumelos não é preciso ser de nenhuma marca especifica se apenas quiseres proteger a mota ate os "home made" servem perfeitamente, agora se também queres q a mota fique bonita com os cogumelos tens bastantes... os q eu costumo ver mais sao LSL ate são bonitos e não são dos mais caros... Pois, para a tua mota também nunca vi cogumelos… 

Quanto a suspensão... ui isso depende de tanta coisa... q ate tenho medo dar a minha opinião.. é sempre bom por um lado mas é chato por outro... a mota ficar mais dura sim é verdade depois também quando ja andares a curvar nas horas começas logo a raspar com as peseiras e o travão e selector ehehe. Mas também com ela alta tens sempre o perigo de te faltar os pezinhos e tombares para o lado... Começava por meter os cogumelos e o banco de gel... se mesmo assim a coisa dão desse resultado então mexia na suspensão.

O drama é q para mexer na suspensão convêm ser alguém q saiba o que esta a fazer e não um sucateiro... para um dia mais tarde voltar a meter tudo conforme estava.

procoelho
Viajante
Viajante

http://procoelho.mybrute.com

Mensagem por Hugu em Seg 16 Nov 2009, 15:50

O que fizeram à Joana foi mexer nas suspensões da frente e não na mola.
Baixaram 3cm nos apertos da zona do guiador.
Há sempre a hipótese "botas de sola de cunha" que ela também usa... lol

Hugu
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por procoelho em Seg 16 Nov 2009, 15:54

Hugu escreveu:O que fizeram à Joana foi mexer nas suspensões da frente e não na mola.
Baixaram 3cm nos apertos da zona do guiador.
Há sempre a hipótese "botas de sola de cunha" que ela também usa... lol

Ahhh isso já é outra coisa completamente diferente!!!!!
Ai a mota fica sempre da mesma altura, (explicando rápido) as tuas mãos é q vão um bocado mais em baixo.

procoelho
Viajante
Viajante

Mensagem por Carolica em Seg 16 Nov 2009, 16:01

procoelho escreveu:Ahhh isso já é outra coisa completamente diferente!!!!!
Ai a mota fica sempre da mesma altura, (explicando rápido) as tuas mãos é q vão um bocado mais em baixo.

Sim, mas isso não me serve para manter os pezinhos bem apoiados no chão, visto que o rabo continua alto de mais... certo?

Vou ver à net desses cogumelos, só tinha visto os da rizoma

Só mais uma questão, mas aquilo pode partir o quadro da bicha?! é que entre partir quadro ou amolgar carnagem acho que não penso duas vezes...

Carolica
Maçarico
Maçarico

Mensagem por procoelho em Seg 16 Nov 2009, 16:07

Fazendo aquilo ficas um pouco mais curvada para a frente, com a direcção mais baixa. Mas a diferença dos pés ate chão fica a mesma... Pode é ajudar a segurar melhor a mota.. uma vez q estar mais curvada sobre ela "pode" ajudar a segurar melhor na mota... Mas a diferença para o chão fica inalterada.

procoelho
Viajante
Viajante

Mensagem por Carolica em Seg 16 Nov 2009, 17:21

procoelho escreveu:Fazendo aquilo ficas um pouco mais curvada para a frente, com a direcção mais baixa. Mas a diferença dos pés ate chão fica a mesma... Pode é ajudar a segurar melhor a mota.. uma vez q estar mais curvada sobre ela "pode" ajudar a segurar melhor na mota... Mas a diferença para o chão fica inalterada.

Se assim é nada me serve mexer nisso então

Carolica
Maçarico
Maçarico

Mensagem por jpalmeida em Seg 16 Nov 2009, 18:01

As protecções de motor e de carenagem ,vulgo cogumelos tem a finalidade de proteger as tampas do motor e carenagens quando as motos caem .Dão um jeito danado.
Rebaixar a moto na altura ao solo é possível baixar a suspenção da frente ao máximo sem bater na mesa da direcção.
E rebaixar ao máximo o assento ,ou seja substituir ou cortar a esponja do assento até ao nível de conforto apropriado e colocar as molas do amortecedor traseiro o mais longas possível afim de ficarem o mais macias .
aqui perde qualiade desportiva mas alcança mais conforto.

jpalmeida
Maçarico
Maçarico

Mensagem por procoelho em Seg 16 Nov 2009, 19:08

Carolica escreveu:
procoelho escreveu:Fazendo aquilo ficas um pouco mais curvada para a frente, com a direcção mais baixa. Mas a diferença dos pés ate chão fica a mesma... Pode é ajudar a segurar melhor a mota.. uma vez q estar mais curvada sobre ela "pode" ajudar a segurar melhor na mota... Mas a diferença para o chão fica inalterada.

Se assim é nada me serve mexer nisso então

Nop... daquela maneira nao..

procoelho
Viajante
Viajante

Mensagem por GreenEyes em Seg 16 Nov 2009, 21:52

Não sei que mota pensas comprar... mas tenho 1,64... 1 cm a mais q tu... e chego na boa com os pés ao chão em varias motas e na minha fico com as pontas dos pés (não é em bicos dos pés).

Tb depende da mota que vais comprar.... mas ao ponto de ser necessario tanta coisa?! Uhm!

Qto a botas de cunha... deixo ao criterio de cada um.... já conduzi com elas... e digo duas coisas (MINHA opinião) já poisei mal o pé no chao... a cunha facilmente faz torcer o pé!! Como tb digo já... visto q o calcanhar fica mto alto na peseira, em travagens de emergencia... pah não tem segurança NENHUMA!!!

Mas cada um é como cada qual!!

Última edição por GreenEyes em Seg 16 Nov 2009, 22:57, editado 1 vez(es)

Perfumes Genericos, vê o site:
http://produtos4you.no.comunidades.net/

GreenEyes
Motard
Motard

Mensagem por Bandit em Seg 16 Nov 2009, 22:14

Chamem a Devil ao barulho que ela é que anda sempre de cunhas e saltos altos.

Bandit
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por Triple em Seg 16 Nov 2009, 22:16

Bandit escreveu:Chamem a Devil ao barulho que ela é que anda sempre de cunhas e saltos altos.

Anda???

Eu pensava que ela andava sempre no chão!!!

Também gosto muito de ti Devilzinha!!!

Triple
Motard
Motard

Mensagem por Bandit em Seg 16 Nov 2009, 22:36

TripleSoul escreveu:
Bandit escreveu:Chamem a Devil ao barulho que ela é que anda sempre de cunhas e saltos altos.

Anda???

Eu pensava que ela andava sempre no chão!!!

Também gosto muito de ti Devilzinha!!!

Bahhh, muito bom!! Será que a culpa das quedas é precisamente das cunhas?

Bandit
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por Hugu em Ter 17 Nov 2009, 02:37

A mota é a ER6N, que realmente é muito alta para elas.
Sem essas alterações fica dificil de conduzir.
Não há botas de mota com salto, para gaja?

Hugu
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por procoelho em Ter 17 Nov 2009, 08:53

Botas para gaja não sei...
Mas algumas botas tem um salto pequenino... as minhas por exemplo tem um bocado... as SIDI também tem... mas não sei se faz diferença ou não... eu não preciso Razz eheheh

procoelho
Viajante
Viajante

Mensagem por Carolica em Ter 17 Nov 2009, 10:18

GreenEyes escreveu:Não sei que mota pensas comprar... mas tenho 1,64... 1 cm a mais q tu... e chego na boa com os pés ao chão em varias motas e na minha fico com as pontas dos pés (não é em bicos dos pés).

Tb depende da mota que vais comprar.... mas ao ponto de ser necessario tanta coisa?! Uhm!

Qto a botas de cunha... deixo ao criterio de cada um.... já conduzi com elas... e digo duas coisas (MINHA opinião) já poisei mal o pé no chao... a cunha facilmente faz torcer o pé!! Como tb digo já... visto q o calcanhar fica mto alto na peseira, em travagens de emergencia... pah não tem segurança NENHUMA!!!

Mas cada um é como cada qual!!

Ohhh, tu não te esqueças que a minha experiencia é zero, nicles batatoides, e que me sentiria muito mais segura sabendo que ponho os dois pés no chão, minimamente apoiados

Hugo, não é "muito grande",fico só com as pontas dos pés e na altura estava de sabrinas (isto é descalça )...

Carolica
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Joana em Ter 17 Nov 2009, 12:12

Eu uso botas de salto cunha para andar de mota... sinto-me MUITO mais segura porque consigo por o pé todinho no chao! Já não consigo andar de ténis!

Como tenho alguma experiencia com saltos... n é costume torcer o pé

Joana
Moto-rato
Moto-rato

http://www.tuview.com

Mensagem por Triple em Ter 17 Nov 2009, 14:54

procoelho escreveu:Mas algumas botas tem um salto pequenino... as minhas por exemplo tem um bocado...

Hmmmm...

Não me digas que estiveste a ver aqueles filmes que o Bubu andou a postar ai pelo forum???
Propendura mete o rapaz na ordem!!!

Triple
Motard
Motard

Mensagem por JohnyB em Ter 17 Nov 2009, 20:00

Na minha opinião, cogumelos sem duvida, porque na fase de aprendizagem em que estás, a queda mais natural, vai ser a mota cair para o lado, parada...por muito que te pareça absurdo, acho que é algo que calha a todos.
Quanto a partir o quadro, é um problema geral. 90% dos bons cogumelos são fixos ao quadro (há aqueles que prendem também às tampas do motor, mas teem utilidade discutível...). Esse problema que dizes, parece-me que não se poe. A tua preocupação é salvar carenagens, que é o mais importante mesmo. Para partir o quadro, tinha que ser um estoiro de todo o tamanho, ou seja, com cogumelos, ou sem cogumelos, era mota pra sucata. No teu lugar não me preocuparia muito com isso, muito menos nesta fase inicial.
Avança com os cogumelos, que vais acabar por agradecer o preço que deste por eles. ( LSL são bons, baratos e bonitos, mas ha mais...)

Em relação às suspensões, é como ali o Procoelho diz, não faças nada que te pareca muito simples, porque mexer em suspensão AFECTA a ciclistica da mota. Ao principio vais querer a mota mais baixa, mas quando te habituares a ela, vais ver que a suspensão tensa, prejudica o comportamento em travagem e em curva, e vais querer voltar à medida original....Atenção a quem pedes para mexer na suspensão, um trabalho mal feito pode custar-te muito dinheiro extra...

Boa sorte

JohnyB
Maçarico
Maçarico

Mensagem por GreenEyes em Ter 17 Nov 2009, 20:17

Carolica a minha experiencia tb era zero!! Apenas a CB500 da escola... e realmente metia me MTA confusão nao chegar c os pés ao chão.... mas cbr600f chego relativamente sem apoiar o calcanhar!!

ER6N nao é a que o Airman tinha?? ou mto me engano e tb chegava bem c os pés!!

Um conselho e segues se quiseres e provavelmente há qum possa vir dizer o contrario, mas botas de cunha... UHM!!!! pah para travagens de emergencia tens mto q afunilar a parte da fte do pé!!!
As minhas botas para andar de mota, nao sao motards, confesso que fui à sapataria Guimaraes, e comprei bota de velha mesmo... onde a sola no calcanhar é com cerca de 1,5 cm, o q cria uma certa altura....Ajuda....

Joana eu ando sempre de saltos altos... agulha, 2cm, 8 cm... mais largos, cunha... balalalalala à uns 15 anos e nunca ca torci pés com saltos ... Mas Basta q na mota poises o pé e exista um pequeno buraco, ou o empredado tenha uma falha, onde nao encaixes bem toda a sola do pé.... q é MTO mais facil... pk se andas de saltos sabes bem q a estabilidade do pé no chao... é diferente c saltos ou sem saltos... correcto?

Tal como disse já varias vezes sobre esse assunto, cada um sabe de si.... mas se pedem opinião, simplesmente têm de ouvi-la, mesmo q simplesmente entre por um ouvido e saia por outro!!!

Qto aos cogumelos concordo aí 100% com o Johny (nem acredito que disse isto, vou me atirar ali ao rio, lol )
E qto à suspensão.... mais uma vez... grrrr concordo com o gajo!!!
Ele hoje deve ter tomado vitaminas boas, para concordar com ele!!

Perfumes Genericos, vê o site:

GreenEyes
Motard
Motard

Mensagem por JohnyB em Ter 17 Nov 2009, 20:26

é de fazer anos sarinha....tou cheio de conselhos fixes hoje

JohnyB
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Joana em Ter 17 Nov 2009, 20:27

Eu investi no banco em gel e mexeram na mola ou na suspensao como o Hugu disse e bem. Só me falta investir nos cogumelos... tudo pela segurança!!!!
Só n tenho os cogumelos ja pq n havia para o meu modelo (a n ser cortarem a carenagem e isso nao quis). Agora ja ha pro meu modelo e sao caros comá m**** mas 1º a segurança. Já agora deixo aqui a imagem dos cogumelos... sao mta bonitos!!

Joana
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por Carolica em Qua 18 Nov 2009, 08:57

Pois, para já vou ver o dito banco de gel que me ganha uns cm's e os cogumelos e depois logo vejo se é preciso baixar ou não a suspensão (pessoalmente penso que não vai ser preciso).

O Baixar a suspensão seria sempre na oficina do stand onde vou comprar a mota, que basicamente é aquela que me vai fazer as revisões e tudo mais.

Carolica
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Triple em Qua 18 Nov 2009, 09:32

Para chegar com os joelhos ao chão tens sempre esta hipótese:

Vrummmmm Vrummmmmmm

Triple
Motard
Motard

Mensagem por Joana em Qua 18 Nov 2009, 09:34

Joana
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por Carolica em Qua 18 Nov 2009, 09:38

TripleSoul escreveu:Para chegar com os joelhos ao chão tens sempre esta hipótese:

Vrummmmm Vrummmmmmm

E curtia que nem uma maluca!

Carolica
Maçarico
Maçarico

Mensagem por rstreet em Qui 19 Nov 2009, 00:34

Mais parecem uns cogumelos chineses!!!

rstreet
Condutor
Condutor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo