Gang do Limão
.

Este Fórum é dedicado a todos aqueles que gostam de motas e principalmente de convívio. Todos são bem vindos!!!

Para acesso TOTAL ao fórum tens de efectuar um registo.

Entra e diverte-te por cá !!!!

Gang do Limão

Direcção abana, e muito!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Direcção abana, e muito!

Mensagem por FLima#80 em Ter 07 Abr 2009, 10:12

Bom, para inaugurar esta secção, coloco o meu problema bem como a provável solução (só 6ª feira saberei se ficou, ou não, resolvido).

O meu problema é a direcção que treme bastante acima dos 80km/h. Com as duas mãos na direcção, este tremer não é muito perceptível, mas se tiver a ousadia de retirar as mãos da direcção, é vê-la a mexer-se! E quando falo mexer é mesmo ver a mota a virar a direcção para os dois lados! Ok, a mota não vira a sua trajectória, mas se deixar por um largo periodo as mãos fora do volante tenho sérias dúvidas que não vire Rolling Eyes

Solução: Fui ao mecânico (obrigado Accident) e ele detectou logo o problema - o pneu, embora não tenha grande desgaste, está a ficar "escamado". Quer isto dizer que nos rasgos do pneu, as suas extremidades, com o tempo que o pneu tem e a respectiva exposição ao calor, começaram a dilatar e a soltar as pontas para fora - dando a tal reacção de agitar a direcção.

Este não é um problema impeditivo de se continuar a conduzir, que digam as curvas do Bombarral Very Happy , mas é incomodativo visto que vai "moendo" os pulsos...

Abraço

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Re: Direcção abana, e muito!

Mensagem por Manhita em Ter 07 Abr 2009, 10:16

Sem dúvida que o problema reside no pneu.

Muitas vezes apresentam um rasto que não denotam um desgaste grande, mas ficam "escamados", e nota-se perfeitamente no trepidar da direcção.

Solução: pneu novo....!!!

Manhita
Motard
Motard

http://www.clubevfrportugal.com

Mensagem por Airman em Ter 07 Abr 2009, 10:52

Hummmm...

Amigo Limão (Lima grande)...
O problema pode ser exactamente esse (vamos esperar que sim...)
Mas, o pneu que eu tinha (a frente) estava "violentamente" escadeado e a minha mota nunca abanou...

Acho que podes tentar procurar outros 2 possiveis problemas:
1- Falta de algum peso de calibração da roda. Procura na jante alguma marca de um peso que possa ter saltado fora...
2- Não sentes nenhuma oscilação na direcção?!?! Tb pode ser um rolamento da coluna de direcção que tenha dado o peido mestre...

Abraiçes

Airman
Condutor
Condutor

Mensagem por DeViL_RiTa em Ter 07 Abr 2009, 11:29

Ainda à pouco tempo tive o mesmo problema... disseram-me que podia ser o pneu traseiro (realmente estava prestes a mudá-lo pq já tinha outro novo em casa)... Então, referiram que podia ser o da frente, mas o mesmo estava em boas condições.
Entre "n" coisas que deram hipóteses......

Fui trocar o pneu traseiro.... e xaraaaannnn..... eram os rolamentos que faziam esse abanar de direcção. Estavam gastos... Troquei os da frente e de trás, e dps disso a mota parece outra!

E realmente é muito incómodo esse abanar, tens que estar a segurar com alguma força o guiador....

DeViL_RiTa
Condutor
Condutor

Mensagem por FLima#80 em Ter 07 Abr 2009, 11:39

Como o Sr. lá da oficina disse, o simples empurrar a mota sente-se os "altos" que o pneu tem e, à partida, exclui-se logo a questão dos rolamentos. Mas, e nisto há sempre um "mas", já que ela vai mudar o pneu, também vai ser desmanchada, limpa e oleada a suspensão aproveitando-se, ainda, para ver se os rolamentos estão lá todos ou se houve algum que decidiu abandonar o barco!

Obrigadinhús a todos!

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por NRaposo em Ter 07 Abr 2009, 12:05

DeViL_RiTa escreveu:Ainda à pouco tempo tive o mesmo problema... disseram-me que podia ser o pneu traseiro (realmente estava prestes a mudá-lo pq já tinha outro novo em casa)... Então, referiram que podia ser o da frente, mas o mesmo estava em boas condições.
Entre "n" coisas que deram hipóteses......

Fui trocar o pneu traseiro.... e xaraaaannnn..... eram os rolamentos que faziam esse abanar de direcção. Estavam gastos... Troquei os da frente e de trás, e dps disso a mota parece outra!

E realmente é muito incómodo esse abanar, tens que estar a segurar com alguma força o guiador....

E quem disse que era os rolamentos quem quem? Very Happy

Compadre Limalhas a minha opinião também vai para o pneu, calibragem da roda ou mesmo rolamentos. Apesar de o pneu ser o mais provável Wink

NRaposo
Condutor
Condutor

Mensagem por DeViL_RiTa em Ter 07 Abr 2009, 12:09

NRaposo escreveu:E quem disse que era os rolamentos quem quem? Very Happy

És bueda esperto.... Cá pra mim foi sorte... aproveita isso, que pode-te dar jeito no Euromilhões.... lol!

DeViL_RiTa
Condutor
Condutor

Mensagem por FLima#80 em Seg 13 Abr 2009, 15:37

Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
É certo que já não abana tanto quanto abanava, mas ainda se nota que a direcção mexe. Só pode ser da caixa da direcção... Enfim, dia 01/05 lá vai ela à revisão e aproveita-se para se encontrar a solução.

Damn it! Mad

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por GreenEyes em Seg 13 Abr 2009, 16:04

Andas com sorte na XX andas andas :S

Perfumes Genericos, vê o site:
http://produtos4you.no.comunidades.net/

GreenEyes
Motard
Motard

http://produtos4you.no.comunidades.net/

Mensagem por FLima#80 em Seg 13 Abr 2009, 16:15

Não me posso queixar da sorte ou falta dela. São problemas normais numa mota de desgaste e que come km's que se farta - sempre com um grande prazer e um rasgadissimo sorriso meu!!!!! What a Face

Seria preferivel não acontecer, mas não são o suficiente para me desanimar Twisted Evil

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Jany em Seg 13 Abr 2009, 18:49

Não quero que desanimes... Pensa nos excelentes passeios que já fizemos com o motão I love you Very Happy

Jany
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Airman em Seg 13 Abr 2009, 19:53

óóoóóóóóóóó´......
tão querida!!!!!
LOL

(P.S: isto, tb é amor...)

Airman
Condutor
Condutor

Mensagem por FerroH em Ter 14 Abr 2009, 00:43

FLima#80 escreveu:Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
É certo que já não abana tanto quanto abanava, mas ainda se nota que a direcção mexe. Só pode ser da caixa da direcção... Enfim, dia 01/05 lá vai ela à revisão e aproveita-se para se encontrar a solução.

Damn it! Mad
Sim poderá ser da caixa de direcção...

O pneu que metes te foi á frente certo? Foi verificado se a jante tem algum empeno mesmo que seja muito ligeiro? "Caso seja a jante" posso te indicar um artista nisso e muito mais... Wink

Como está o pneu de traz, escadeado tb ou?

FerroH
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por The Saint em Ter 14 Abr 2009, 00:53

Manhita escreveu:Sem dúvida que o problema reside no pneu.

Muitas vezes apresentam um rasto que não denotam um desgaste grande, mas ficam "escamados", e nota-se perfeitamente no trepidar da direcção.

Solução: pneu novo....!!!

Pois..............falas por experiencia propria.............eu que o diga lol lol lol

The Saint
Condutor
Condutor

http://www.alexpvaz.hi5.com

Mensagem por FLima#80 em Ter 14 Abr 2009, 09:02

FerroH escreveu:
FLima#80 escreveu:Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!

Damn it! Mad

O pneu que metes te foi á frente certo? Foi verificado se a jante tem algum empeno mesmo que seja muito ligeiro? "Caso seja a jante" posso te indicar um artista nisso e muito mais... Wink

Sim, o pneu foi o da frente que foi alterado.
O de trás ainda está bom, aguenta mais uns bons km's.
Vamos ver se é da caixa. Caso não seja, aí sim já só poderá ser da jante empenada... espero bem que não seja Crying or Very sad

Abraço

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por NRaposo em Ter 14 Abr 2009, 09:22

Jante empenada também se arranja bem compadre Lima e até nem é muito caro. A poucas semanas a do meu carro levou uma mocada que até ficou com os raios empenados foi a arranjar, 50€

Já viste se tens Parkinson? LOL É que podes ser tu a abanar a mota toda Very Happy

NRaposo
Condutor
Condutor

Mensagem por FerroH em Qua 15 Abr 2009, 00:02

FLima#80 escreveu:
FerroH escreveu:

Damn it! Mad

Sim, o pneu foi o da frente que foi alterado.
O de trás ainda está bom, aguenta mais uns bons km's.
Vamos ver se é da caixa. Caso não seja, aí sim já só poderá ser da jante empenada... espero bem que não seja Crying or Very sad

Abraço

A moto já alguma vez levou rolamentos da caixa de direcção? E há quanto tempo não é a caixa ajustada?

Se conseguires ou com a ajuda de alguem, mete a moto no descanso lateral e puchas a moto para o lado do descanso até a roda da frente ficar no ar, depois vira a direcção devagar para um lado e para o outro e tenta sentir algum tipo de (prisão) nos rolamentos, acontece quando já estão (picados)

Caso sintas alguma coisa, já sabes tens de mandar por rolamentos com as respectivas pistas dos mesmos...

Caso não sintas nada disso, antes de mais nada... Ajusta ou manda ajustar a caixa de direcção e depois vai testar a moto pra ver se ainda faz... Wink

É claro que se tem de ter, uma certa sensibilidade para desta forma que disse "com a roda no ar" se sentir quando há apenas uma ligeira (prisão) nos rolamentos...

Quanto á jante tb se vê (na boa) mesmo montada na moto e ainda muito mais fora dela quando está empenada mas, como já montaste o pneu novo e foi calibrada, supostamente não deve estar empenada a não ser que quem montou não tenha visto bem?... Wink

FerroH
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por FLima#80 em Qua 15 Abr 2009, 08:51

FerroH escreveu:
A moto já alguma vez levou rolamentos da caixa de direcção? E há quanto tempo não é a caixa ajustada?

Creio que nunca terá levado rolamentos na caixa. A caixa de direcção, supostamente, foi apertada visto que quando comprei a mota ela tinha uma vibração (diferente do abanar de agora).

FerroH escreveu:
Se conseguires ou com a ajuda de alguem, mete a moto no descanso lateral e puchas a moto para o lado do descanso até a roda da frente ficar no ar, depois vira a direcção devagar para um lado e para o outro e tenta sentir algum tipo de (prisão) nos rolamentos, acontece quando já estão (picados)

Caso sintas alguma coisa, já sabes tens de mandar por rolamentos com as respectivas pistas dos mesmos...

Caso não sintas nada disso, antes de mais nada... Ajusta ou manda ajustar a caixa de direcção e depois vai testar a moto pra ver se ainda faz... Wink

É claro que se tem de ter, uma certa sensibilidade para desta forma que disse "com a roda no ar" se sentir quando há apenas uma ligeira (prisão) nos rolamentos...

Como vou colocá-la na revisão, e vai ser no mesmo mecânico que tratou da suspensão, vamos ver esta questão da caixa da direcção - ele já está alertado para isso visto que lhe disse logo que a direcção estava praticamente na mesma.

FerroH escreveu:
Quanto á jante tb se vê (na boa) mesmo montada na moto e ainda muito mais fora dela quando está empenada mas, como já montaste o pneu novo e foi calibrada, supostamente não deve estar empenada a não ser que quem montou não tenha visto bem?... Wink

Ele viu, tal como eu, que a roda apenas estava um pouco descalibrada. Basta colocar-se naqueles apoios manuais de calibração e vê-se bem o desnivel - neste caso era pouco, contrariamente ao que eu pensava. Meteu-se os pesos e já está perfeitamente alinhada.

Obrigado pelas tuas dicas!!!!!!!!!!!!! Agora na revisão vou estar bem colado à menina para ver se tudo fica conforme ela merece - e o mecânico também me parece ser um porreiro nesse aspecto, bastante minucioso por sinal. A ver vamos.

Grande abraço!

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por FerroH em Qui 16 Abr 2009, 15:42

De nada, apenas foram dicas e virtuais... LOL por aqui é dificil... Wink

Abraço

FerroH
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por FerroH em Qui 30 Abr 2009, 14:07

Então isso ainda abana?

Quando for assim enrrola cartucho a fundo que le deixa logo de abanar... Twisted Evil lol!

FerroH
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por FLima#80 em Qui 30 Abr 2009, 14:18

FerroH escreveu:Então isso ainda abana?

Quando for assim enrrola cartucho a fundo que le deixa logo de abanar... Twisted Evil lol!

Ainda continua a saga Crying or Very sad

Não foi do pneu, rolamentos da roda estão lá todos, as suspensões levaram óleo novo, roda calibrada...
Enfim, amanhã vai à revisão e o mecânico vai ver a caixa de direcção... A ver vamos... Neutral

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por FLima#80 em Sex 01 Maio 2009, 17:21

Finalmente resolvido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que alivio..... pale

Vamos então à cura: a caixa de direcção estava desapertada o que deixava a direcção bastante leve e solta. Paralelamente a isto, as caixas mais dia menos dia necessitam de ser substituidas visto que as "pistas" dos rolamentos estão desgastadas e "picadas", o que faz com que a direcção tenha alguma dificuldade em mexer. A solução, quando esta dificuldade existe, é "libertar" um pouco a caixa de direcção para não se sentir estes "estalos" que as pistas danificadas podem provocar.

Como tal, e visto que a direcção ainda não dá os tais "estalos", vai continuar com a caixa bem apertada até que daqui a alguns meses deverei começar a sentir que está na altura de trocar de caixa... já agora, uma caixa de direcção com pistas, rolamentos e parafusos de encaixa fica por uns 30/50€... Daqui a uns meses logo penso nisso.

Problema resolvido cheers

Um grande abraço a todos os que tentaram ajudar Wink

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Jany em Sex 01 Maio 2009, 20:29

Uipi, problem resolved! bounce

Venham mais passeios...

Jany
Maçarico
Maçarico

Mensagem por infiltrado k7 em Sex 01 Maio 2009, 23:07

O problema que tives-te era igual ao meu,so que o meu dava estalos...

infiltrado k7
Motard
Motard

Mensagem por Manhita em Sab 02 Maio 2009, 10:17

Tenho essa situação na minha 750, mas a direcção não me treme, apenas dá aqueles estalos incómodos...

Em breve resolvo isso também....

Manhita
Motard
Motard

http://www.clubevfrportugal.com

Mensagem por k u p em Dom 03 Maio 2009, 19:06

Dasss Finalmente...!!!!

Espero que agora passes a aproveitar melhor os passeios...!!!

Wink

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lim%C3%A3o

Mensagem por FLima#80 em Dom 03 Maio 2009, 20:44

k u p escreveu:Dasss Finalmente...!!!!

Espero que agora passes a aproveitar melhor os passeios...!!!

Wink

Espero que sim... Neutral

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Jany em Dom 03 Maio 2009, 21:10

Também eu Smile Já são alguns euritos a "fugir da carteira" affraid

Jany
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Tavanez em Dom 03 Maio 2009, 22:45

Mas cuidado com esses apertos!!!!!! Shocked

não pode ficar perra,porque se tremer por causa de algum buraco depois não corrige sozinha e... affraid estragas o alcatrão. Twisted Evil

Tavanez
A tirar a licença...
A tirar a licença...

Mensagem por totta em Ter 02 Jun 2009, 15:33

como e este problema ja esta resolvido e que nosabado nao parecia abanar nada na direcçao e que ias a 230km

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por FLima#80 em Ter 02 Jun 2009, 15:39

totta escreveu:como e este problema ja esta resolvido e que nosabado nao parecia abanar nada na direcçao e que ias a 230km

Agora só em curva rir

Por acaso liguei hoje ao mecânico para ir lá no sábado de manhã por as caixas de direcção novas... A ver se é desta que fica curada pale

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por totta em Ter 02 Jun 2009, 15:43

e que nao ia muito de vagar no

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por FLima#80 em Ter 02 Jun 2009, 15:49

totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no

Amigo, tinha que ir fazer o almoço Assobio lol!

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por k u p em Ter 02 Jun 2009, 17:02

FLima#80 escreveu:

e limpar a casa.... e essas merdas todas à macho...!!!!

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por FLima#80 em Ter 02 Jun 2009, 17:04

k u p escreveu:
FLima#80 escreveu:

Ora, nem mais! E o pó! Uiii que aquela merd@ ganha pó...

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por infiltrado k7 em Ter 02 Jun 2009, 17:29

FLima#80 escreveu:
k u p escreveu:
FLima#80 escreveu:

roftl lol!

infiltrado k7
Motard
Motard

Mensagem por totta em Ter 02 Jun 2009, 20:07

infiltrado k7 escreveu:
FLima#80 escreveu:
k u p escreveu:
FLima#80 escreveu:

roftl lol!

claps lol!

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por FLima#80 em Qua 24 Mar 2010, 09:58

Volto aqui ao tópico para informar que:

1º este problema foi resolvido em meados de Junho. Como? Simples, trocou-se os rolamentos e a caixa de direcção por uma nova. Creio que terá ficado por 40 ou 50€, já não me lembro ao certo. Claro que ficou como nova!

2º Recentemente a mota começou a tremer um pouco mas em curva. Sempre que eram curvas em plano inclinado (principalmente descidas) sentia a direcção a tremer muito ligeiramente. Também, ao mesmo tempo, me apercebi que os pesos estavam bastante desapertados. Conclusão? Apertar bem os ditos cujos que teimam em, com o tempo, desapertar-se e até mesmo cair! Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Twilight em Qua 24 Mar 2010, 10:12

Na GS500 perdi um dos pesos em andamento. Só me apercebi quando cheguei a casa a parecia que faltava um bocado do volante LOL

Twilight
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por k u p em Qua 24 Mar 2010, 11:41

FLima#80 escreveu:Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por FLima#80 em Qua 24 Mar 2010, 12:01

k u p escreveu:
FLima#80 escreveu:Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Barbosa em Qui 06 Maio 2010, 18:43

Lima, os parafusos dos contrapesos podes tiralos fora e dar-lhes uma pincelada com verniz das unhas da tua esposa e volta-los a apertalos!

cx de direcção nunca andes co0m apertos, coloca logo novas!
apertado demais da a sensação de que vamos cair ao curvar, desapertadas abana por todo o lado e da um estalo nas travagens!
oleo de suspenção tambem é importante
roda da frente calibrada e desempenada tambem!

so como exemplo , fiz uma viagem porto lisboa com uma XX que qd desacelarava era ve-la a chicotear a direcção brutalmente!
tive que vir sempre a dar gaz! depois de verificar, uma das bainhas não tinha oleo!!

abraço

Barbosa
A conduzir cinquentinhas...
A conduzir cinquentinhas...

Mensagem por Triple em Qui 06 Maio 2010, 18:55

Vês Lima, a solução é facil e barata!!!

É só dar Gazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

Triple
Motard
Motard