Direcção abana, e muito!
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Direcção abana, e muito!
Bom, para inaugurar esta secção, coloco o meu problema bem como a provável solução (só 6ª feira saberei se ficou, ou não, resolvido).
O meu problema é a direcção que treme bastante acima dos 80km/h. Com as duas mãos na direcção, este tremer não é muito perceptível, mas se tiver a ousadia de retirar as mãos da direcção, é vê-la a mexer-se! E quando falo mexer é mesmo ver a mota a virar a direcção para os dois lados! Ok, a mota não vira a sua trajectória, mas se deixar por um largo periodo as mãos fora do volante tenho sérias dúvidas que não vire
Solução: Fui ao mecânico (obrigado Accident) e ele detectou logo o problema - o pneu, embora não tenha grande desgaste, está a ficar "escamado". Quer isto dizer que nos rasgos do pneu, as suas extremidades, com o tempo que o pneu tem e a respectiva exposição ao calor, começaram a dilatar e a soltar as pontas para fora - dando a tal reacção de agitar a direcção.
Este não é um problema impeditivo de se continuar a conduzir, que digam as curvas do Bombarral
, mas é incomodativo visto que vai "moendo" os pulsos...
Abraço
O meu problema é a direcção que treme bastante acima dos 80km/h. Com as duas mãos na direcção, este tremer não é muito perceptível, mas se tiver a ousadia de retirar as mãos da direcção, é vê-la a mexer-se! E quando falo mexer é mesmo ver a mota a virar a direcção para os dois lados! Ok, a mota não vira a sua trajectória, mas se deixar por um largo periodo as mãos fora do volante tenho sérias dúvidas que não vire
Solução: Fui ao mecânico (obrigado Accident) e ele detectou logo o problema - o pneu, embora não tenha grande desgaste, está a ficar "escamado". Quer isto dizer que nos rasgos do pneu, as suas extremidades, com o tempo que o pneu tem e a respectiva exposição ao calor, começaram a dilatar e a soltar as pontas para fora - dando a tal reacção de agitar a direcção.
Este não é um problema impeditivo de se continuar a conduzir, que digam as curvas do Bombarral
Abraço
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Re: Direcção abana, e muito!
Sem dúvida que o problema reside no pneu.
Muitas vezes apresentam um rasto que não denotam um desgaste grande, mas ficam "escamados", e nota-se perfeitamente no trepidar da direcção.
Solução: pneu novo....!!!
Muitas vezes apresentam um rasto que não denotam um desgaste grande, mas ficam "escamados", e nota-se perfeitamente no trepidar da direcção.

Hummmm...
Amigo Limão (Lima grande)...
O problema pode ser exactamente esse (vamos esperar que sim...)
Mas, o pneu que eu tinha (a frente) estava "violentamente" escadeado e a minha mota nunca abanou...
Acho que podes tentar procurar outros 2 possiveis problemas:
1- Falta de algum peso de calibração da roda. Procura na jante alguma marca de um peso que possa ter saltado fora...
2- Não sentes nenhuma oscilação na direcção?!?! Tb pode ser um rolamento da coluna de direcção que tenha dado o peido mestre...
Abraiçes
Amigo Limão (Lima grande)...
O problema pode ser exactamente esse (vamos esperar que sim...)
Mas, o pneu que eu tinha (a frente) estava "violentamente" escadeado e a minha mota nunca abanou...
Acho que podes tentar procurar outros 2 possiveis problemas:
1- Falta de algum peso de calibração da roda. Procura na jante alguma marca de um peso que possa ter saltado fora...
2- Não sentes nenhuma oscilação na direcção?!?! Tb pode ser um rolamento da coluna de direcção que tenha dado o peido mestre...
Abraiçes

Airman- Condutor

Ainda à pouco tempo tive o mesmo problema... disseram-me que podia ser o pneu traseiro (realmente estava prestes a mudá-lo pq já tinha outro novo em casa)... Então, referiram que podia ser o da frente, mas o mesmo estava em boas condições.
Entre "n" coisas que deram hipóteses......
Fui trocar o pneu traseiro.... e xaraaaannnn..... eram os rolamentos que faziam esse abanar de direcção. Estavam gastos... Troquei os da frente e de trás, e dps disso a mota parece outra!
E realmente é muito incómodo esse abanar, tens que estar a segurar com alguma força o guiador....
Fui trocar o pneu traseiro.... e xaraaaannnn..... eram os rolamentos que faziam esse abanar de direcção. Estavam gastos... Troquei os da frente e de trás, e dps disso a mota parece outra!
E realmente é muito incómodo esse abanar, tens que estar a segurar com alguma força o guiador....

DeViL_RiTa- Condutor

Como o Sr. lá da oficina disse, o simples empurrar a mota sente-se os "altos" que o pneu tem e, à partida, exclui-se logo a questão dos rolamentos. Mas, e nisto há sempre um "mas", já que ela vai mudar o pneu, também vai ser desmanchada, limpa e oleada a suspensão aproveitando-se, ainda, para ver se os rolamentos estão lá todos ou se houve algum que decidiu abandonar o barco!
Obrigadinhús a todos!
Obrigadinhús a todos!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

DeViL_RiTa escreveu:Ainda à pouco tempo tive o mesmo problema... disseram-me que podia ser o pneu traseiro (realmente estava prestes a mudá-lo pq já tinha outro novo em casa)... Então, referiram que podia ser o da frente, mas o mesmo estava em boas condições.
E quem disse que era os rolamentos quem quem?
Compadre Limalhas a minha opinião também vai para o pneu, calibragem da roda ou mesmo rolamentos. Apesar de o pneu ser o mais provável

NRaposo- Condutor

NRaposo escreveu:E quem disse que era os rolamentos quem quem?
És bueda esperto.... Cá pra mim foi sorte... aproveita isso, que pode-te dar jeito no Euromilhões....

DeViL_RiTa- Condutor

Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
É certo que já não abana tanto quanto abanava, mas ainda se nota que a direcção mexe. Só pode ser da caixa da direcção... Enfim, dia 01/05 lá vai ela à revisão e aproveita-se para se encontrar a solução.
Damn it!
É certo que já não abana tanto quanto abanava, mas ainda se nota que a direcção mexe. Só pode ser da caixa da direcção... Enfim, dia 01/05 lá vai ela à revisão e aproveita-se para se encontrar a solução.
Damn it!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Andas com sorte na XX andas andas :S
http://produtos4you.no.comunidades.net/
Não me posso queixar da sorte ou falta dela. São problemas normais numa mota de desgaste e que come km's que se farta - sempre com um grande prazer e um rasgadissimo sorriso meu!!!!!
Seria preferivel não acontecer, mas não são o suficiente para me desanimar
Seria preferivel não acontecer, mas não são o suficiente para me desanimar
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Não quero que desanimes... Pensa nos excelentes passeios que já fizemos com o motão

Jany- Maçarico

óóoóóóóóóóó´......
tão querida!!!!!
LOL
(P.S: isto, tb é amor...)
tão querida!!!!!
LOL
(P.S: isto, tb é amor...)

Airman- Condutor

Sim poderá ser da caixa de direcção...FLima#80 escreveu:Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
Damn it!
O pneu que metes te foi á frente certo? Foi verificado se a jante tem algum empeno mesmo que seja muito ligeiro? "Caso seja a jante" posso te indicar um artista nisso e muito mais...
Como está o pneu de traz, escadeado tb ou?

FerroH- Moto-rato

Manhita escreveu:Sem dúvida que o problema reside no pneu.
Pois..............falas por experiencia propria.............eu que o diga lol lol lol
FerroH escreveu:Sim poderá ser da caixa de direcção...FLima#80 escreveu:Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
Damn it!
O pneu que metes te foi á frente certo? Foi verificado se a jante tem algum empeno mesmo que seja muito ligeiro? "Caso seja a jante" posso te indicar um artista nisso e muito mais...![]()
Sim, o pneu foi o da frente que foi alterado.
O de trás ainda está bom, aguenta mais uns bons km's.
Vamos ver se é da caixa. Caso não seja, aí sim já só poderá ser da jante empenada... espero bem que não seja
Abraço
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Jante empenada também se arranja bem compadre Lima e até nem é muito caro. A poucas semanas a do meu carro levou uma mocada que até ficou com os raios empenados foi a arranjar, 50€
Já viste se tens Parkinson? LOL É que podes ser tu a abanar a mota toda
Já viste se tens Parkinson? LOL É que podes ser tu a abanar a mota toda

NRaposo- Condutor

FLima#80 escreveu:FerroH escreveu:Sim poderá ser da caixa de direcção...FLima#80 escreveu:Bem, o problema não foi só do pneu visto que já o troquei por um novo e a roda foi calibrada. Também não foi da suspensão, a essa já foi retirado o óleo, lavada e, de seguida, levou com óleo novo!
Damn it!
O pneu que metes te foi á frente certo? Foi verificado se a jante tem algum empeno mesmo que seja muito ligeiro? "Caso seja a jante" posso te indicar um artista nisso e muito mais...![]()
Sim, o pneu foi o da frente que foi alterado.
O de trás ainda está bom, aguenta mais uns bons km's.
Vamos ver se é da caixa. Caso não seja, aí sim já só poderá ser da jante empenada... espero bem que não seja![]()
Abraço
A moto já alguma vez levou rolamentos da caixa de direcção? E há quanto tempo não é a caixa ajustada?
Se conseguires ou com a ajuda de alguem, mete a moto no descanso lateral e puchas a moto para o lado do descanso até a roda da frente ficar no ar, depois vira a direcção devagar para um lado e para o outro e tenta sentir algum tipo de (prisão) nos rolamentos, acontece quando já estão (picados)
Caso sintas alguma coisa, já sabes tens de mandar por rolamentos com as respectivas pistas dos mesmos...
Caso não sintas nada disso, antes de mais nada... Ajusta ou manda ajustar a caixa de direcção e depois vai testar a moto pra ver se ainda faz...
É claro que se tem de ter, uma certa sensibilidade para desta forma que disse "com a roda no ar" se sentir quando há apenas uma ligeira (prisão) nos rolamentos...
Quanto á jante tb se vê (na boa) mesmo montada na moto e ainda muito mais fora dela quando está empenada mas, como já montaste o pneu novo e foi calibrada, supostamente não deve estar empenada a não ser que quem montou não tenha visto bem?...

FerroH- Moto-rato

FerroH escreveu:
A moto já alguma vez levou rolamentos da caixa de direcção? E há quanto tempo não é a caixa ajustada?
Creio que nunca terá levado rolamentos na caixa. A caixa de direcção, supostamente, foi apertada visto que quando comprei a mota ela tinha uma vibração (diferente do abanar de agora).
FerroH escreveu:
Se conseguires ou com a ajuda de alguem, mete a moto no descanso lateral e puchas a moto para o lado do descanso até a roda da frente ficar no ar, depois vira a direcção devagar para um lado e para o outro e tenta sentir algum tipo de (prisão) nos rolamentos, acontece quando já estão (picados)
Caso sintas alguma coisa, já sabes tens de mandar por rolamentos com as respectivas pistas dos mesmos...
Caso não sintas nada disso, antes de mais nada... Ajusta ou manda ajustar a caixa de direcção e depois vai testar a moto pra ver se ainda faz...![]()
É claro que se tem de ter, uma certa sensibilidade para desta forma que disse "com a roda no ar" se sentir quando há apenas uma ligeira (prisão) nos rolamentos...
Como vou colocá-la na revisão, e vai ser no mesmo mecânico que tratou da suspensão, vamos ver esta questão da caixa da direcção - ele já está alertado para isso visto que lhe disse logo que a direcção estava praticamente na mesma.
FerroH escreveu:
Quanto á jante tb se vê (na boa) mesmo montada na moto e ainda muito mais fora dela quando está empenada mas, como já montaste o pneu novo e foi calibrada, supostamente não deve estar empenada a não ser que quem montou não tenha visto bem?...
Ele viu, tal como eu, que a roda apenas estava um pouco descalibrada. Basta colocar-se naqueles apoios manuais de calibração e vê-se bem o desnivel - neste caso era pouco, contrariamente ao que eu pensava. Meteu-se os pesos e já está perfeitamente alinhada.
Obrigado pelas tuas dicas!!!!!!!!!!!!! Agora na revisão vou estar bem colado à menina para ver se tudo fica conforme ela merece - e o mecânico também me parece ser um porreiro nesse aspecto, bastante minucioso por sinal. A ver vamos.
Grande abraço!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

De nada, apenas foram dicas e virtuais... LOL por aqui é dificil...
Abraço
Abraço

FerroH- Moto-rato

Então isso ainda abana?
Quando for assim enrrola cartucho a fundo que le deixa logo de abanar...

Quando for assim enrrola cartucho a fundo que le deixa logo de abanar...

FerroH- Moto-rato

FerroH escreveu:Então isso ainda abana?
Quando for assim enrrola cartucho a fundo que le deixa logo de abanar...![]()
Ainda continua a saga
Não foi do pneu, rolamentos da roda estão lá todos, as suspensões levaram óleo novo, roda calibrada...
Enfim, amanhã vai à revisão e o mecânico vai ver a caixa de direcção... A ver vamos...
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Finalmente resolvido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que alivio.....
Vamos então à cura: a caixa de direcção estava desapertada o que deixava a direcção bastante leve e solta. Paralelamente a isto, as caixas mais dia menos dia necessitam de ser substituidas visto que as "pistas" dos rolamentos estão desgastadas e "picadas", o que faz com que a direcção tenha alguma dificuldade em mexer. A solução, quando esta dificuldade existe, é "libertar" um pouco a caixa de direcção para não se sentir estes "estalos" que as pistas danificadas podem provocar.
Como tal, e visto que a direcção ainda não dá os tais "estalos", vai continuar com a caixa bem apertada até que daqui a alguns meses deverei começar a sentir que está na altura de trocar de caixa... já agora, uma caixa de direcção com pistas, rolamentos e parafusos de encaixa fica por uns 30/50€... Daqui a uns meses logo penso nisso.
Problema resolvido
Um grande abraço a todos os que tentaram ajudar
Vamos então à cura: a caixa de direcção estava desapertada o que deixava a direcção bastante leve e solta. Paralelamente a isto, as caixas mais dia menos dia necessitam de ser substituidas visto que as "pistas" dos rolamentos estão desgastadas e "picadas", o que faz com que a direcção tenha alguma dificuldade em mexer. A solução, quando esta dificuldade existe, é "libertar" um pouco a caixa de direcção para não se sentir estes "estalos" que as pistas danificadas podem provocar.
Como tal, e visto que a direcção ainda não dá os tais "estalos", vai continuar com a caixa bem apertada até que daqui a alguns meses deverei começar a sentir que está na altura de trocar de caixa... já agora, uma caixa de direcção com pistas, rolamentos e parafusos de encaixa fica por uns 30/50€... Daqui a uns meses logo penso nisso.
Problema resolvido
Um grande abraço a todos os que tentaram ajudar
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

O problema que tives-te era igual ao meu,so que o meu dava estalos...

infiltrado k7- Motard

Tenho essa situação na minha 750, mas a direcção não me treme, apenas dá aqueles estalos incómodos...
Em breve resolvo isso também....
Em breve resolvo isso também....

Dasss Finalmente...!!!!
Espero que agora passes a aproveitar melhor os passeios...!!!

k u p escreveu:Dasss Finalmente...!!!!
Espero que sim...
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Mas cuidado com esses apertos!!!!!!
não pode ficar perra,porque se tremer por causa de algum buraco depois não corrige sozinha e...
estragas o alcatrão. 
não pode ficar perra,porque se tremer por causa de algum buraco depois não corrige sozinha e...
estragas o alcatrão.
Tavanez- A tirar a licença...

como e este problema ja esta resolvido e que nosabado nao parecia abanar nada na direcçao e que ias a 230km

totta- Viajante

totta escreveu:como e este problema ja esta resolvido e que nosabado nao parecia abanar nada na direcçao e que ias a 230km
Agora só em curva
Por acaso liguei hoje ao mecânico para ir lá no sábado de manhã por as caixas de direcção novas... A ver se é desta que fica curada
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no
Amigo, tinha que ir fazer o almoço

Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

FLima#80 escreveu:totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no
Amigo, tinha que ir fazer o almoço![]()
e limpar a casa.... e essas merdas todas à macho...!!!!
k u p escreveu:FLima#80 escreveu:totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no
Ora, nem mais! E o pó! Uiii que aquela merd@ ganha pó...
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

FLima#80 escreveu:k u p escreveu:FLima#80 escreveu:totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no
Ora, nem mais! E o pó! Uiii que aquela merd@ ganha pó...

infiltrado k7- Motard

infiltrado k7 escreveu:FLima#80 escreveu:k u p escreveu:FLima#80 escreveu:totta escreveu:e que nao ia muito de vagar no
Ora, nem mais! E o pó! Uiii que aquela merd@ ganha pó...![]()

totta- Viajante

Volto aqui ao tópico para informar que:
1º este problema foi resolvido em meados de Junho. Como? Simples, trocou-se os rolamentos e a caixa de direcção por uma nova. Creio que terá ficado por 40 ou 50€, já não me lembro ao certo. Claro que ficou como nova!
2º Recentemente a mota começou a tremer um pouco mas em curva. Sempre que eram curvas em plano inclinado (principalmente descidas) sentia a direcção a tremer muito ligeiramente. Também, ao mesmo tempo, me apercebi que os pesos estavam bastante desapertados. Conclusão? Apertar bem os ditos cujos que teimam em, com o tempo, desapertar-se e até mesmo cair! Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

1º este problema foi resolvido em meados de Junho. Como? Simples, trocou-se os rolamentos e a caixa de direcção por uma nova. Creio que terá ficado por 40 ou 50€, já não me lembro ao certo. Claro que ficou como nova!
2º Recentemente a mota começou a tremer um pouco mas em curva. Sempre que eram curvas em plano inclinado (principalmente descidas) sentia a direcção a tremer muito ligeiramente. Também, ao mesmo tempo, me apercebi que os pesos estavam bastante desapertados. Conclusão? Apertar bem os ditos cujos que teimam em, com o tempo, desapertar-se e até mesmo cair! Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Na GS500 perdi um dos pesos em andamento. Só me apercebi quando cheguei a casa a parecia que faltava um bocado do volante LOL
Twilight- Moto-rato

FLima#80 escreveu:Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa

k u p escreveu:FLima#80 escreveu:Agora na serra de Monchique vejo se a coisa já está boa![]()

Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Lima, os parafusos dos contrapesos podes tiralos fora e dar-lhes uma pincelada com verniz das unhas da tua esposa e volta-los a apertalos!
cx de direcção nunca andes co0m apertos, coloca logo novas!
apertado demais da a sensação de que vamos cair ao curvar, desapertadas abana por todo o lado e da um estalo nas travagens!
oleo de suspenção tambem é importante
roda da frente calibrada e desempenada tambem!
so como exemplo , fiz uma viagem porto lisboa com uma XX que qd desacelarava era ve-la a chicotear a direcção brutalmente!
tive que vir sempre a dar gaz! depois de verificar, uma das bainhas não tinha oleo!!
abraço
cx de direcção nunca andes co0m apertos, coloca logo novas!
apertado demais da a sensação de que vamos cair ao curvar, desapertadas abana por todo o lado e da um estalo nas travagens!
oleo de suspenção tambem é importante
roda da frente calibrada e desempenada tambem!
so como exemplo , fiz uma viagem porto lisboa com uma XX que qd desacelarava era ve-la a chicotear a direcção brutalmente!
tive que vir sempre a dar gaz! depois de verificar, uma das bainhas não tinha oleo!!
abraço

Barbosa- A conduzir cinquentinhas...

Vês Lima, a solução é facil e barata!!!
É só dar Gazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

É só dar Gazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

Triple- Motard

Tópicos similares» XT600 a tremer muito...
» XT600 - direcção treme em velocidade
» Direção muito dura
» Direcção assistida
» direcçao pesada
» XT600 - direcção treme em velocidade
» Direção muito dura
» Direcção assistida
» direcçao pesada
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: