Nas rotundas...
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Nas rotundas...
Aprendam (quem ainda não souber) e pratiquem!
Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo
em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção
que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro,
constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1;
21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.[/size]
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
Ocupar,
dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída
que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);

Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo
em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção
que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro,
constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1;
21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.[/size]
Ocupar,
dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída
que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
- Aproximar-se progressivamente da via da direita;
- Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;
- Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Re: Nas rotundas...
Pois... Isso é o que eu faço... O problema é aqueles animais que fazem a rotunda toda por fora e não deixam ninguém sair da mesma... 

É impressão minha ou esta lei já estava assim à uns anitos... Pelo menos desde Maio de 2008 de certeza qdo tirei a carta de mota, inclusive era motivo de chumbo se não cumprido!
http://produtos4you.no.comunidades.net/
Nada como pensar um bocado... em 2004 tive um puto
que me "entrou" pelo carro a dentro na rotunda do Oeiras Park... e na
altura como eu circulava por fora... ele pagou tudo.
E recordo me perfeitamente que passados uns meses começou a noticia a
circular nos jornais, revistas e net sobre esta alteração ao codigo, ou
era com essa foto do 1º Post ou uma MTO igual!
que me "entrou" pelo carro a dentro na rotunda do Oeiras Park... e na
altura como eu circulava por fora... ele pagou tudo.
E recordo me perfeitamente que passados uns meses começou a noticia a
circular nos jornais, revistas e net sobre esta alteração ao codigo, ou
era com essa foto do 1º Post ou uma MTO igual!
A regra segundo eu a conhecia era que na rotunda se batias quem estava a mudar de faixa era o culpado dai muita gente saber que "moralmente" é errado circular sempre pela faixa de fora mas legalmente é a melhor hipótese para o caso de bater nunca ter culpa.
Twilight- Moto-rato

Penso que as alterações ao código da estrada e da circulação nas rotundas é de 2008.
Actualmente é como o Manhita colocou e está muito bem assim... penso eu de que
Actualmente é como o Manhita colocou e está muito bem assim... penso eu de que

Alpha- A conduzir cinquentinhas...

Bem qdo fiz o Codigo de mota em Maio de 2008, já estava assim... agora qdo saiu mesmo legalmente, sem ser apenas boato, já nao sei exactamente.
Pois. É tudo muito bonito mas depois como provar o que realmente aconteceu é muito diferente. É sempre um pincel e fica-se normalmente pelo diz que disse e pelo boneco que o policia faz.
Twilight- Moto-rato

Ora aqui está, assim é já há algum tempo!
Não é dificil de perceber, não consigo entender porque razão quase ninguem o faz... Também não percebo porque razão se ultrapassa pela direita, porque se circula na faixa da esquerda ou do meio, com a direita livre, porque se muda de direcção sem fazer piscas... ui, nunca mais saia daqui...
Ok, não sou nenhum santo, nem sempre faço como deve de ser... o que me assusta é que eu tenho consciência de quando faço asneira, infelizmente muitos condutores (muitos mesmo), não a têm, conduzir dessa forma é o "normal"...
Desculpem o desabafo, mas a maioria dos condutores portugueses, SÓ À PAZADA NOS C%&NOS!!!
Cumps
Não é dificil de perceber, não consigo entender porque razão quase ninguem o faz... Também não percebo porque razão se ultrapassa pela direita, porque se circula na faixa da esquerda ou do meio, com a direita livre, porque se muda de direcção sem fazer piscas... ui, nunca mais saia daqui...
Ok, não sou nenhum santo, nem sempre faço como deve de ser... o que me assusta é que eu tenho consciência de quando faço asneira, infelizmente muitos condutores (muitos mesmo), não a têm, conduzir dessa forma é o "normal"...
Desculpem o desabafo, mas a maioria dos condutores portugueses, SÓ À PAZADA NOS C%&NOS!!!
Cumps

NewB- Maçarico

oh meus amigos, regra geral da prioridade, quem se apresenta pela direita tem prioridade, logo ao se circular assim se bates ao saires da faixa do meio para sair es culpado, simples como 1 +1 serem 2
Isto das Rotundas é um "Pau de Dois Bicos" na Lei (Teoria) é uma Coisa mas na Prática em caso de Azar (Toque) é difícil Provar
Depois é Palavra de Um Condutor Contra a Palavra do Outro e normalmente Safa-se Quem Circula na Direita,basta Argumentar k ia Sair na Próxima
Por Isso Be Careffull

Depois é Palavra de Um Condutor Contra a Palavra do Outro e normalmente Safa-se Quem Circula na Direita,basta Argumentar k ia Sair na Próxima
Por Isso Be Careffull

Shinya Nakano- Viajante

Circulação em rotundas

Esclarecimento do IMTT (ex-DGV):
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
- Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
- Aproximar-se progressivamente da via da direita;
- Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;
- Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Definição técnica de rotunda:
Intersecção giratória, caracterizada pela convergência de diversos ramos de sentido único ou duplo, numa praça central, em torno da qual é estabelecido um sentido único de circulação, na direcção inversa à dos ponteiros do relógio (muito importante…), considerado prioritário em relação aos fluxos de entrada.
Tenta explicar isso aos autocarros da Carris a fazer o Marques de Pombal ou aos taxis...

Triple- Motard

Tópicos similares» Como entrar em rotundas
» Rotundas
» Como circular nas rotundas!
» Aletraçoes codigo estrada a partir de 07/2010
» Apanhados nas rotundas
» Rotundas
» Como circular nas rotundas!
» Aletraçoes codigo estrada a partir de 07/2010
» Apanhados nas rotundas
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: