Gang do Limão
.

Este Fórum é dedicado a todos aqueles que gostam de motas e principalmente de convívio. Todos são bem vindos!!!

Para acesso TOTAL ao fórum tens de efectuar um registo.

Entra e diverte-te por cá !!!!

Gang do Limão

Teste de baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Teste de baterias

Mensagem por FLima#80 em Sex 21 Jan 2011, 12:15

Aproveitando a altura do ano em que grande parte de nós tem problemas com as ditas baterias, eis alguns excertos de um tópico excelente que consta no forum das XX Portugal.

Arrow "(...)
Bem pessoal já se falou aqui muito em baterias não vou aqui dizer nada de novo mas dar um contribuito tecnico para que vocês façam os testes ás vossas próprias baterias em casa.
vou colocar uma tabela para se orientarem dentro destes valores
1- necessitam de um multimetro colocado na posição volts
2-coloquem as pinças do multimetro no terminal positivo e negativo
3-meçam os valores da bateria e anotem e consultem a tabela e vejam as percentagens
4-liguem a ignição e deixem estar as luzes ligadas durante dez minutos ou fim deste tempo desliguem tudo (sem por o motor a trabalhar)
5-aguardem mais dez minutos para a bateria recuperar
6-meçam a bateria novamente ai sim tem os valores reais se ela estiver boa tem que ter 12.76 se não tiver podem carregar mas se ao fim da carga e da respectiva medição os valores continuarem em baixo já sabem bateria nova sob pena do recteficador mais tarde sofrer as consequencias.

então vai aqui a lista
voltagem entre terminais mais e menos % de carga
»12.76 v 100%
»12.75-12.68 90%
»12.67-12.60 80%
»12.59-12.52 70%
»12.51-12.44 60%
»12.43-12.35 50%
»12.34-12.27 40%
»12.26-12.19 30%
»12.18-12.11 20%
»12.10-12.03 10%
»12.02-11.95 0%

(...)"

Agora eis mais algumas explicações sobre:

Arrow "(...)na questão da bateria de gel ou a de ácido eu digo gel porque a outra tem uma durabilidade menor ou seja a bateria sofre bastante com as altas temperaturas do motor e as suas celulas vão- se embora mais depressa e o ácido com a água tem tendencia com o tempo a evaporar pelos orificios de respiração sem falar claro do grau de inclinação que as motas atingem que pode provocar o derrame de liquido mas são mais baratas isto agora já pesa na carteira de cada um mas ao colocar respeitem os amperes das de origem nunca ponham inferior
Uma duvida que muita gente tem as baterias com o frio estragam-se mais ? Não simplesmente como estão frias o electrolito custa mais a fazer a reação quimica e se ela estiver em baixo simplesmente não pega-atenção a um pormenor importante não deêm encostos de batera a temperaturas abaixo de 3 graus sob pena de algum orgão mais sensivel na mota ir á vida(...)"

E mais um pouquinho que isto não cansa nada:
Arrow (...)atenção a um pormenor ao comprar baterias tentem saber em que data foi feita normalmente vem gravado na própria ou no autocolante porque se elas estiverem muito tempo em armazem sem serem carregadas estas ao fim de 90 dias podem começar a detriorar as placas e depois lá vem problemas comuns --coloquei uma nova á dias e já não pega etc ,etc levando a penssar o pior.
um conselho carreguem sempre as baterias novas antes de as colocarem porque assim sabem que de facto está a 100 % e façam o teste porque assim eleminam logo o mal pela raiz e se houver algum problema garantia com ela

se repararem vem nas baterias valores por exemplo 5 horas 8 amperes ou seja é uma bateria que se estiver boa aguenta uma descarga de 8 amperes durante 5 horas se tiver alguma deficiencia esse valores veem para metade ou menos(...)"

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Re: Teste de baterias

Mensagem por k u p em Sex 21 Jan 2011, 18:18

Nice..!!!

Já tratas-te da tua??

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lim%C3%A3o

Mensagem por FLima#80 em Sex 21 Jan 2011, 19:01

k u p escreveu:Nice..!!!

Já tratas-te da tua??

Já está a ser tratado Wink

"Tens de colori!
Tens de cheirari bem!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80
Motard
Motard

Mensagem por Telgui em Sex 21 Jan 2011, 22:43

Eu uso todo o ano Optimate e não tenho problemas rir

Telgui
Maçarico
Maçarico

Mensagem por k u p em Sab 22 Jan 2011, 01:02

Telgui escreveu:Eu uso todo o ano Optimate e não tenho problemas rir

Isso é bom para quem tem BOX.... caso contrário......!!!!

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por totta em Sab 22 Jan 2011, 01:16

boa a explicaçao mas provavelnte vou ter de meter uma antes de ir á batalha

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por Telgui em Sab 22 Jan 2011, 08:55

k u p escreveu:
Telgui escreveu:Eu uso todo o ano Optimate e não tenho problemas rir

Isso é bom para quem tem BOX.... caso contrário......!!!!

Pois para mim é uma com 114 metros quadrados rir

Telgui
Maçarico
Maçarico

Mensagem por totta em Sab 22 Jan 2011, 13:06

lima ja que estas toa bem informada qual e a melhor bateria, e se a melhor bateria e boa para o retificador, ja agora a bateria de origem tem 7 anos de garantia, ontem recebi esta informaçao.

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por bandit_666 em Sab 22 Jan 2011, 23:06

FLima#80 escreveu:"na questão da bateria de gel ou a de ácido eu digo gel porque a outra tem uma durabilidade menor "

A mim quando troquei a minha bateria recentemente, na oficina disseram-me exactamente o contrario, que as baterias de gel duravam mt menos. Alem disso falaram-me que estavam a ser descontinuadas, não sei se é verdade ou não, mas já não se vêm tanto à venda.

scratch

bandit_666
A tirar a carta...
A tirar a carta...

Mensagem por k u p em Seg 24 Jan 2011, 10:54

Baterias, metam sempre de origem...!!!!

Esta é a minha opinião, agora cada um faz como entende...!!!

Assim como pastilhas e discos XPTO... e Ebay e o camandro.... Sim tb compro no ebay mas não este tipo de material...!!!!

Esta é, reafirmo, apenas a minha opinião..... cada um faz como entende ser melhor..!!!

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por Bubu em Seg 24 Jan 2011, 11:57

Sim senhora bom post !!!

também tive que tratar da minha bateria Neutral

Mas já esta tudo ok

Bubu
Condutor
Condutor

Mensagem por k u p em Seg 24 Jan 2011, 17:54

Pois isto é só pessoal que só anda no verão..!!! Assobio Assobio

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por totta em Seg 24 Jan 2011, 21:46

a honda mil sugere baterias de gel com 7 anos de garantia

totta
Viajante
Viajante

Mensagem por Bubu em Ter 25 Jan 2011, 16:03

k u p escreveu:Pois isto é só pessoal que só anda no verão..!!! Assobio Assobio

Podes crer evil6

Mas ainda este fds com o frio que estava ainda fui a serra daarrabida para ver se tirava o carvao e ligava a maquina

Bubu
Condutor
Condutor

Mensagem por ppdiniz em Ter 25 Jan 2011, 19:30

Tenho a melhor delas todas, andar com a mota todos ou quase todos os dias Wink

Mas para quem não o faça, na minha opinião de 2 em 2 dias ligar e deixar a mota a trabalhar uns 10 min, assim como muar a posição (para quem não têm central) de forma a não massacrar os pneus, e já agora vai ficar parada muito tempo, limpeza, lubrificação e selantes nela.

ppdiniz
Moto-rato
Moto-rato

Mensagem por VFeRnando em Ter 25 Jan 2011, 23:38

FLima80

confirma lá no Forum de onde tiraste a informação se esta ultima frase está como escreveste:

"se repararem vem nas baterias valores por exemplo 5 horas 8 amperes ou seja é uma bateria que se estiver boa aguenta uma descarga de 8 amperes durante 5 horas se tiver alguma deficiencia esse valores veem para metade ou menos(...)".

estes valores penso que são para carga, neste caso rápida, o que não é muito saudável.

uma bateria que descarregue 8 amperes durante 5 horas terá que ter uma capacidade bem superior a 40Ah para ficar em condções de arrancar um motor.

como exemplo a bateria da VFR (RC36) é de 10Ah o que teóricamente dá 10Amperes durante 1hora para esgotar ou 1Ampere durante 10horas. "Teoricamente", porque a curva de descarga não é linear e existem diferenças nas perdas por calor e resistência na reacção quimica interna em função da corrente (amperes) debitada.

também na carga há perdas pelo que a bateria de chumbo ácida tradicional deve ser carregada a 1/10 do valor da capacidade durante 12 a 14 horas salvo indicação em contrário ou complementar do fabricante. ex: bateria 10Ah: carga a 1A

VFeRnando
A tirar a carta...
A tirar a carta...

Mensagem por Telgui em Qua 26 Jan 2011, 19:21

O problema de mudar de bateria de gel para normal deve se ao facto de cada vez mais conseguir arranjar espaço para as meter então os construtores esforçam se ao máximo para a enfiar em qq lado o que vai fazer que a posição até à data conhecida de as meter era de pé ao optar pelas de gel podem as meter deitadas que não tem perigo de entornar

Telgui
Maçarico
Maçarico

Mensagem por Telgui em Qua 26 Jan 2011, 19:29

k u p escreveu:Baterias, metam sempre de origem...!!!!

Assim como pastilhas e discos XPTO... e Ebay e o camandro.... Sim tb compro no ebay mas não este tipo de material...!!!!

Esta é, reafirmo, apenas a minha opinião..... cada um faz como entende ser melhor..!!!

Isso de baterias de origem ou de marca seja ela qual for é igual até pq em termos de garantia é o mesmo e a longevidade de ambas compensa meter de marca branca .

Quanto ás pastilhas estou de acordo depois de experimentar de tudo " sempre de origem" , melhores para travar, sem barulhos e chiadeiras e acima de tudo menor desgaste

Discos aqui um pequeno desacordo que de debate qual a marca a comprar se não optar pelos de origem, ou seja como referes no ebay à de tudo uns bons outros bonitos e claro que o que acontece é que o bonito nao presta para nada.

Agora no meu caso troquei os discos apenas por opção , retirei os de origem e meti uns Braking Wave e digo uma coisa, nunca mas nunca mais os de origem voltam à moto Razz

Tb é certo que cada vez mais com a evolução das pinças travão começa a superar à importância que os discos detinham mas no meu caso foi uma coisa de 180º

Telgui
Maçarico
Maçarico

Mensagem por k u p em Qui 27 Jan 2011, 12:10

Telgui escreveu:
k u p escreveu:Baterias, metam sempre de origem...!!!!

Isso de baterias de origem ou de marca seja ela qual for é igual até pq em termos de garantia é o mesmo e a longevidade de ambas compensa meter de marca branca .

Quanto ás pastilhas estou de acordo depois de experimentar de tudo " sempre de origem" , melhores para travar, sem barulhos e chiadeiras e acima de tudo menor desgaste

Discos aqui um pequeno desacordo que de debate qual a marca a comprar se não optar pelos de origem, ou seja como referes no ebay à de tudo uns bons outros bonitos e claro que o que acontece é que o bonito nao presta para nada.

Agora no meu caso troquei os discos apenas por opção , retirei os de origem e meti uns Braking Wave e digo uma coisa, nunca mas nunca mais os de origem voltam à moto Razz

Tb é certo que cada vez mais com a evolução das pinças travão começa a superar à importância que os discos detinham mas no meu caso foi uma coisa de 180º

Vamos lá...

Aqui temos duas coisas distintas

1º Origem Vs Marca Branca

2º Loja Fisica Vs Loja Online

Na 1º e no que respeita a bateria (que é o assunto no tópico) percebo-te perfeitamente .. mas marca branca é sempre marca branca será que é mesmo a mesma coisa...?? Eu não estou certo disso e já tive uma má experiência, MAS...... não estou livre de a vir a ter tb com uma de origem...!!!... avarias, problemas tanto acontecem com umas como com outras...!!! Garantia: Na teoria bem como na prática terás de a ter seja numa loja fisica ou em outra...

2º Agora tás mesmo certo que vais ter garantia na Loja Online...?? E se fo*** mais coisas..??

Conclusão: Origem e em loja física...!!!

Relativamente a pastilhas/discos em particular e a segurança no geral..!!....

Axo sempre MAIS sensato comprar de origem..!! Pk?? Simples..!!
Antes de mais... em competição que material usam de origem?? Népias, portanto não se põe o caso de material de origem vs segurança, certo? Óbvio que existe material melhor e pior...!!!

Pessoalmente e em particular pastilhas e discos, estou contente com o de origem.... Óbvio que poderei melhorar, mas para tal teria de investir bem e eventualmente adquiri-las num local apropriado e não no ebay.... Ou seja a minha opinião é:

Tudo o que mete segurança minha e da mota (por ex montar um alarme do ebay e dps rebentar o circuito todo à mota) é comprado e montado em locais apropriados, entenda-se Lojas Físicas, assim se tiver problema tenho onde me ir queixar, "olhos nos olhos" MachineGUN

Agora... sou humano como todos, custa-me a sair da carteira como a todos, se tiver de meter uma peça cara, provavelmente penso duas vezes, analiso, peso bem na coisa...!!! Mas se me pedires opinião e tal como disse anteriormente, a resposta vai ser: Mete de origem...!!! good

Cada um corre o risco que entende, da mesma forma que eu já corri e me safei e outros casos onde corri esse risco e me lixei...!!! atasca_charro

Spritmonitor.de

.

k u p
Motard
Motard

Mensagem por jpalmeida em Qui 27 Jan 2011, 18:36

Existem vários tipos de baterias.
Descarga ,arranque e por aí fora .
7 anos de garantia só para baterias de descarga e em casos pontuais
Baterias de arranque o máximo são 2 anos ,mas atenção que não engloba a troca da bateria mas um acerto com o tempo de vida útil da mesma .
Em uma medilção de tensão em bateria é muito importante a temperatura em que se encontra a mesma ,pois esse é um factor fundamental.
as baterias em alguns casos tem a corrente de carga e o tempo escrito na bateria..
uma bateria de 10 AH no momento de arranque debita durante alguns segundos 40 ou mais amperes.
As baterias de gel são iguais ás convencionais a diferença é que o estabilizador do electólito é um gel e em alguns casos em que dissem que são de gel o estabolizador é uma esponja ,ou seja o electólito não anda a chocalhar.,são o caso das baterias que dissem amg.~
Sobre as peças de origem e peças de mercado paralelo existem casos em que as do mercado paralelo são superiores em muito ao mercado original ,issom deve-se ao facto de custos de produção.
Agora não podemos é meter sapateiros a tocar rabecão ,cada coisa no seu lugar e como se costuma disser quem não sabe não mexe.
Norma que eu pratico.Pois em um motociclo os nossos menbros são os para choques não podemos improvisar, pois toda a segurança é pouca.

jpalmeida
Maçarico
Maçarico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: