Manual do bom Pendura
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Manual do bom Pendura
..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e
calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer
mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. ( Eheheheh )
1.
Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já
vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso
é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está
carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3.
Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás,
no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4.
O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de
portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6.
O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso
para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8.
Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de
levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12.
Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao
corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito
'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está,
rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a
sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15.
Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro),
não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um
braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete ou os óculos
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e
calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer
mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. ( Eheheheh )
1.
Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já
vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso
é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está
carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3.
Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás,
no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4.
O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de
portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6.
O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso
para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8.
Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de
levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12.
Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao
corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito
'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está,
rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a
sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15.
Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro),
não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um
braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete ou os óculos

Re: Manual do bom Pendura
Fui pendura mtos anitos e acrescento 
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas ou no deposito e não no condutor.
17. Se o rabo de deslocar do banco devido a buraco ou curva , corrigir numa recta e fazendo força nas peseiras e deposito e nunca no condutor ou aos saltinhos atrás.
18. A grande velocidade se tiver de ajeitar algo, faço o em recta e com o braco o mais junto ao corpo possível.
19. Combinar previamente com o condutor toques de aviso, quando é o pendura a dar indicações.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas ou no deposito e não no condutor.
17. Se o rabo de deslocar do banco devido a buraco ou curva , corrigir numa recta e fazendo força nas peseiras e deposito e nunca no condutor ou aos saltinhos atrás.
18. A grande velocidade se tiver de ajeitar algo, faço o em recta e com o braco o mais junto ao corpo possível.
19. Combinar previamente com o condutor toques de aviso, quando é o pendura a dar indicações.
http://produtos4you.no.comunidades.net/
GreenEyes escreveu:
Já dizia o outro: "O hábito faz o monge"
Excelente tópico, diga-se de passagem!!!!!!!!
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

Concordo... tomara eu, qdo começei a andar à pendura saber estas coisas antes!
Falta ai muita coisa.
Quando são passeio calmos. deve-se levar capacetes modulares. Fica ao encargo dA pendurA levar a bebida e os petiscos e ir dando ao condutor conforme este vai pedindo. Para evitar ter de falar. ( As mulheres quando se lhes da trela não se calam) deve-se combinar dois sinais. um para a comida outro para a bebida. Sandes de Leitão não convém por ser dificil de arrancar um bocado em andamento. Convem ser algo facil de tirar bocados pequenos. a decisão tb é do encardo da pendura mas esta sujeita a levar dois tabefes se escolhe algo não do agrado do condutor.
Quando são passeio calmos. deve-se levar capacetes modulares. Fica ao encargo dA pendurA levar a bebida e os petiscos e ir dando ao condutor conforme este vai pedindo. Para evitar ter de falar. ( As mulheres quando se lhes da trela não se calam) deve-se combinar dois sinais. um para a comida outro para a bebida. Sandes de Leitão não convém por ser dificil de arrancar um bocado em andamento. Convem ser algo facil de tirar bocados pequenos. a decisão tb é do encardo da pendura mas esta sujeita a levar dois tabefes se escolhe algo não do agrado do condutor.
Twilight- Moto-rato

este manual já o conheço há 5 anos.. apareceu noutro forum e sempre quando vou a uma concentração costumo levar...
Está em tantos forums, mas a informação util deve ser sempre partilhada, seja onde for....

Acho que falta acrescentar uma dica: condutores inexperientes não devem levar penduras inexperientes...

Tagouy- A conduzir cinquentinhas...

Tagouy escreveu:Acho que falta acrescentar uma dica: condutores inexperientes não devem levar penduras inexperientes...
Um condutor inexperiente nem pendura deve levar(enquato não se habitua a moto pelo menos)
Condutor inexperiente cm pendura inexperiente e uma junsão explosiva. ehehehhe

infiltrado k7- Motard

E quem é o alucinado do Pendura Experiente que se senta atràs dum piloto Inexperiente???

Triple- Motard

João Pereira escreveu:E quem é o alucinado do Pendura Experiente que se senta atràs dum piloto Inexperiente???
Eu não sou de certeza sou um pessimo pendura.

infiltrado k7- Motard

Tb com o teu tamanho não deves ser fácil de levar.... looool

DeViL_RiTa- Condutor

DeViL_RiTa escreveu:Tb com o teu tamanho não deves ser fácil de levar.... looool
Tas-me a chamar musculoso?

infiltrado k7- Motard

infiltrado k7 escreveu:DeViL_RiTa escreveu:Tb com o teu tamanho não deves ser fácil de levar.... looool
Não... Gordo mesmo...!!!!

k u p escreveu:infiltrado k7 escreveu:DeViL_RiTa escreveu:Tb com o teu tamanho não deves ser fácil de levar.... looool
Não... Gordo mesmo...!!!!![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gordo eu!!!!?????

infiltrado k7- Motard

Manhita
Excelente Tópico
Isto de Ser Pendura Não é pa Todos(as)
e Eu "Tiro o Chapéu" a Quem o É
Exige Confiança, Coragem, Responsabilidade e Disciplina

Isto de Ser Pendura Não é pa Todos(as)
Shinya Nakano- Viajante

João Pereira escreveu:E quem é o alucinado do Pendura Experiente que se senta atràs dum piloto Inexperiente???
Infelizmente Vê-se de Tudo
... e depois dão-se os Acidentes

Shinya Nakano- Viajante

DeViL_RiTa escreveu:PUDERA!!!! Havia de ser lindo.......![]()
E porque ???? Ora essa !!!!! lol lol lol
Shinya Nakano escreveu:... Isto de Ser Pendura Não é pa Todos(as)![]()
![]()
![]()
![]()
Shinya relativamente ao que escreves-te... eu também tiro o chapéu a todos os penduras.. pois sei o que sofrem
, Coragem??... humm... não digo.. é uma questão de gostarmos de andar, Responsabilidade é o que por vezes me assusta..temos que tar bastante atentos.. Confiança.. para mim é praticamente o elemento fundamental... as primeiras vezes foi sempre a rezar o Pai Nosso atrás, mas depois de sentir e ver a condução do Coelhóni sim.. a partir daí o medo passou para uma simples questão de confiança. Pois... acho que o meu nome diz tudo.. totalmente inexperiente lá fui eu andar de mota pela 1ª vez com o Sr Procoelho..
segui sempre as dicas dele e da GreenEyes
(de quem tambem já fui pendura) e até agora tem corrido bem ... apesar de as vezes mexer-me um pouco.. yeah.. i know
mas é complicado por vezes me caminhos longos.. estar sempre imóvel.. mas resumindo creio que sempre me portei bem. Exelente topico!

Propendura- Moto-rato

Acho que o principal qdo se leva um pendura que NUNCA conduziu mota, é falar logo de inicio tudo, o que deve ou nao fazer...
Já andei com 4 pessoas à pendura (2 tb condutores, a Propendura e uma amiga q experiencia zero à pendura)... e correu sempre bem... pk digo o que tenho a dizer ANTES de nos sentarmos na mota (Olha podes fazer isto, isto jamais podes fazer, etc etc)... e obviamente se acelero um pouco, confirmo se as maozinhas estão no deposito... e não acelero ao disparate, e obviamente tenho uma condução mto mais calma, e sem qq especie de abuso (nao que os faça sozinha, mas entenderam nao é)
Já fui pendura mtos anos... e sempre fiz assim, falar c o condutor, perguntar o q podia ou nao fazer antes de me sentar na mota, comunicar, nem q fosse ás vezes durante a viagem c o polegar a fazer sinal OK... e todos os condutores com quem andei, sabiam que se estivesse a apertar mto as pernas contra eles, é pk estava mal agarrada e estaria a ajeitar qq coisa atrás.... e mantinham a velocidade etc...
São tudo coisas que se forem faladas ANTES de se iniciar qq trajecto seja ele de 5 km ou 500km, criam confiança e criam estabilidade para os dois elementos na mota
Já andei com 4 pessoas à pendura (2 tb condutores, a Propendura e uma amiga q experiencia zero à pendura)... e correu sempre bem... pk digo o que tenho a dizer ANTES de nos sentarmos na mota (Olha podes fazer isto, isto jamais podes fazer, etc etc)... e obviamente se acelero um pouco, confirmo se as maozinhas estão no deposito... e não acelero ao disparate, e obviamente tenho uma condução mto mais calma, e sem qq especie de abuso (nao que os faça sozinha, mas entenderam nao é)
Já fui pendura mtos anos... e sempre fiz assim, falar c o condutor, perguntar o q podia ou nao fazer antes de me sentar na mota, comunicar, nem q fosse ás vezes durante a viagem c o polegar a fazer sinal OK... e todos os condutores com quem andei, sabiam que se estivesse a apertar mto as pernas contra eles, é pk estava mal agarrada e estaria a ajeitar qq coisa atrás.... e mantinham a velocidade etc...
São tudo coisas que se forem faladas ANTES de se iniciar qq trajecto seja ele de 5 km ou 500km, criam confiança e criam estabilidade para os dois elementos na mota
Tópicos similares» Manual de Mecânica BTT & "Manual of Begining to Advanced Tecnique"
» manual usuario G3
» Manual do gol quadrado
» Manual Feroza F300
» Interessante Manual Injeção eltronica
» manual usuario G3
» Manual do gol quadrado
» Manual Feroza F300
» Interessante Manual Injeção eltronica
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: