gasolina 95 ou 98
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Que gasolina usas na mota?
gasolina 95 ou 98
Qual o tipo de gasolina a utilizam na mota, de modo a permitir uma maior longividade do motor? 95 ou 98 octanas? À parte do rendimento do motor, será que a de 98 deixa menos resíduo ou por outro lado contribui para um maior desgaste interno do motor?
Re: gasolina 95 ou 98
Eu uso sempre 98... desde que comprei a Mota... É claro que é mais pura e melhora o rendimento e "suja menos" a máquina... mas há opiniões contrárias... dizem que não vale a pena e que é um despredício...
Enfim cada cabeça sua sentença...
Enfim cada cabeça sua sentença...

Barão_Azul- A tirar a carta...

Achei por bem colocar-se uma votação (Pardal e Ribeiro, coloquem lá o V/ voto sff!)
Sempre coloquei 95 e penso continuar assim! Uma vez por ano, quando o santinho lá de cima faz anos, coloco 98 só por uma questão de... sei lá, creio que mental, porque não encontro argumentos técnicos razoáveis que justifiquem a adopção de 98 octanas. Como tal, uma vez por outra, para "limpar" (não só a carteira) o circuito interno da XiXi, coloco 98 octanas.
Sempre coloquei 95 e penso continuar assim! Uma vez por ano, quando o santinho lá de cima faz anos, coloco 98 só por uma questão de... sei lá, creio que mental, porque não encontro argumentos técnicos razoáveis que justifiquem a adopção de 98 octanas. Como tal, uma vez por outra, para "limpar" (não só a carteira) o circuito interno da XiXi, coloco 98 octanas.
Tens de grifari bem!
P'ra ser um noturno!"

FLima#80- Motard

FLima#80 escreveu:Achei por bem colocar-se uma votação (Pardal e Ribeiro, coloquem lá o V/ voto sff!)
Fizeste bem não sabia como se fazia mas tá bom obrigado...
Eu a maioria das vezes uso tambem 95 deves enquando por exemplo numa viagem atesto com 2 ou 3 depositos de 98 para limpar mas em regra geral uso mais a 95 octanas.
Tenho tentado encontrar razões que me levem a justificar a 98 mas não encontro, em todos os fóruns nacionais e estrangeiros sobre a minha burra 95 é o aconselhado, mesmo pelo fabricante, portanto...
95...
95...

Gang do Limão no Facebook

Triple- Motard

Bem em relação a este assunto não sei bem o que dizer.
No stand eles disseram para meter 98... e sinceramente é o que eu tenho colocado na minha mota.
Agora se faço bem ou mal... não sei.
Será que poderei colocar 95?
No stand eles disseram para meter 98... e sinceramente é o que eu tenho colocado na minha mota.
Agora se faço bem ou mal... não sei.
Será que poderei colocar 95?

Bubu- Condutor

Bubu eu acho q podes sem qq tipo de problemas e ai sim vais
ver se no teu caso compensa.... Como estas habituado andar sempre com 98 ao
passares para 95 vais ver se notas alguma diferença... toma especial atenção
aos consumos e a potencia...
Eu para mim sempre foi e vai continuar a ser 95, nao tenho motivo para mudar, são
opiniões....
ver se no teu caso compensa.... Como estas habituado andar sempre com 98 ao
passares para 95 vais ver se notas alguma diferença... toma especial atenção
aos consumos e a potencia...
Eu para mim sempre foi e vai continuar a ser 95, nao tenho motivo para mudar, são
opiniões....
Bem.
Mais uma opinião para o molho..
Vale o que vale.
95 Sempre pois é isso que a minha menina pede no manual. Logo eu dou-lhe o que ela pede.
Não sei onde vão buscar essa da gasolina 95 ou 98 ser mais ou menos pura. A diferença está apenas no ponto de ignição desta. São diferença de milésimos de segundo mas há diferenças e as motas são afinadas para um ou para o outro ponto de explosão, Chama-se mesmo "afinar o ponto" logo se não houver outra afinação deve-se usar a gasolina que o fabricante indica pois é para esse tempo de explosão que ela esta afinada. Usar outra esta-se a perder uma porção do poder de explosão da gasolina apesar de serem diferenças mínimas e (na minha opinião) imperceptíveis. Mas há quem diga que sente a diferença mas quando ouço dizerem isso a primeira coisa que me vem há cabeça é que é mais psicológico que outra coisa. E só acredito em notarem diferenças se em condições idênticas testarem a mesma mota com as duas diferentes octanas mas sem saberem quando estão a andar com uma ou com a outra.
Mais uma opinião para o molho..
Vale o que vale.
95 Sempre pois é isso que a minha menina pede no manual. Logo eu dou-lhe o que ela pede.
Não sei onde vão buscar essa da gasolina 95 ou 98 ser mais ou menos pura. A diferença está apenas no ponto de ignição desta. São diferença de milésimos de segundo mas há diferenças e as motas são afinadas para um ou para o outro ponto de explosão, Chama-se mesmo "afinar o ponto" logo se não houver outra afinação deve-se usar a gasolina que o fabricante indica pois é para esse tempo de explosão que ela esta afinada. Usar outra esta-se a perder uma porção do poder de explosão da gasolina apesar de serem diferenças mínimas e (na minha opinião) imperceptíveis. Mas há quem diga que sente a diferença mas quando ouço dizerem isso a primeira coisa que me vem há cabeça é que é mais psicológico que outra coisa. E só acredito em notarem diferenças se em condições idênticas testarem a mesma mota com as duas diferentes octanas mas sem saberem quando estão a andar com uma ou com a outra.
Twilight- Moto-rato

quanto mais barato melhor, sempre coloquei 95 e uso de 6mil km ou de ano para ano um aditivo de limpeza de inj ou de carboradores e tratamento de gasolina.
no geral o que se diz, e que com a quantidade igual de gasolina 95 e 98, se faz mais km com 98
ja agora a minha mota consome em media 5L aos 100km sempre com 95
no geral o que se diz, e que com a quantidade igual de gasolina 95 e 98, se faz mais km com 98
ja agora a minha mota consome em media 5L aos 100km sempre com 95

totta- Condutor

95!
A 98 tá mto cara... claro que à uns anos qd os combustíveis estavam bem mais baratos, atestava com 98. Agora... só se gostasse de ter a carteira mais leve...
A 98 tá mto cara... claro que à uns anos qd os combustíveis estavam bem mais baratos, atestava com 98. Agora... só se gostasse de ter a carteira mais leve...

DeViL_RiTa- Condutor

95, pelo preço...
Mas era um teste engraçado de ser fazer. será que se encontra pela net algo sobre isso... Vou pesquizar
o google é nosso amigo .
Mas era um teste engraçado de ser fazer. será que se encontra pela net algo sobre isso... Vou pesquizar
Twilight- Moto-rato

totta escreveu:
Na altura quando metia da 98, tb notei o mesmo.

DeViL_RiTa- Condutor

Bem. É curioso que quando fazemos uma busca sobre o assunto tudo o que aparece são discussões em foruns e nada de sites fiaveis a falar de testes feitos. Logo tudo não passa de opiniões. No entanto o wiki tem um artigo muito bom e algo elucidativo sobre o assunto. E pelo que li tudo depende de motor para motor.
As octanas é basicamente a resistencia que a gasolina tem a explodir. Quanto maior o valor mais resistencia tem. Como os motores de altas performances têm uma taxa de compressão maior e mais facilidade de explosão usa-se gasolinas com octanas maiores para compensar. Em motores "normais" usa-se octanas mais baixas que é o desenhado pelo fabricante. Mais ou menos é isto.
eis o artigo para quem quiser treinar o inglês
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
As octanas é basicamente a resistencia que a gasolina tem a explodir. Quanto maior o valor mais resistencia tem. Como os motores de altas performances têm uma taxa de compressão maior e mais facilidade de explosão usa-se gasolinas com octanas maiores para compensar. Em motores "normais" usa-se octanas mais baixas que é o desenhado pelo fabricante. Mais ou menos é isto.
eis o artigo para quem quiser treinar o inglês
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
Twilight- Moto-rato

Acho que esta imagem tb diz tudo!
Tirando a competição onde se usam octanas na ordem dos cento e qualquer coisa, nos US é normal ver as octanas variarem de 87 a 93, onde o 93 é o premium!!!
Confusos, eu tb!
Pois, pesquisando mais, reparei que de facto é mais do mesmo!
E como no caso das motas, a titulo de motor são praticamente iguais para os 2 mercados, 95 é utra premium...

Triple- Motard

Sempre houvi dizer que a gasolina nos states não presta mas com o desperdício de gasolina que os carros de lá têm nem vale o esforço de fazer melhor LOL
Twilight- Moto-rato

Twilight escreveu:Sempre houvi dizer que a gasolina nos states não presta mas com o desperdício de gasolina que os carros de lá têm nem vale o esforço de fazer melhor LOL
Epá! Olha que se presta ou não não sei, mas quando lá estive andei de V8, motor igual a alguns carros cá, cherokee, e ele mamava com 91 se não me engano e não engasgava, e o meu primo já o tinha à + de 5 anos...
O que eu estava a discutir era os beneficios para o motor. Os consumos nem vale a pena falar, dado o preço do galão lá para o litro cá!!

Triple- Motard

95...
Coloquei uma vez 98 (no carro) em mil nove e troca o passo, para ver como era...
Faço parte dos que ainda não percebeu bem se vale ou não a pena colocar 98... (e não me dou ao trabalho de perceber, verdade seja dita...
)
Coloquei uma vez 98 (no carro) em mil nove e troca o passo, para ver como era...
Faço parte dos que ainda não percebeu bem se vale ou não a pena colocar 98... (e não me dou ao trabalho de perceber, verdade seja dita...

NewB- Maçarico

Bem eu é sempre 95... a não ser quando me engano.... Uma vez ainda cheguei e meter uma ou duas gotinhas de gasóleo - é o que dá fazer num ano 80mil km de carro.... rotina e tal..... - mas isto já foi à uns anos.....!!!
Depois, não concordo muito com isso de meter 98 para limpar.... Mas eu não percebo nada de motores... Sei é que para os carros existem uns aditivos que se juntam ao gasóleo para limpar.... Agora em motores a gasolina e em particular nas motas... num sei....!!!!
Depois, não concordo muito com isso de meter 98 para limpar.... Mas eu não percebo nada de motores... Sei é que para os carros existem uns aditivos que se juntam ao gasóleo para limpar.... Agora em motores a gasolina e em particular nas motas... num sei....!!!!
Então a gasolina de 100 octanas ninguem fala.....
Pk?
Pk so falam na 95 e 98 octanas.
Pk?

infiltrado k7- Motard

Eu so meto 95 ja andei cm 98 e não notei diferença alguma.
Na de 100 ai sim nota-se uma diferença mt razuavel.
Nos kilometros que se faz não notei nd fiz os mesmos que faço cm a 95.
Dai andar sempre cm 95.
Na de 100 ai sim nota-se uma diferença mt razuavel.
Nos kilometros que se faz não notei nd fiz os mesmos que faço cm a 95.
Dai andar sempre cm 95.

infiltrado k7- Motard

95 por ser mais barata...... Quando usei 98 no carro, não notava diferença a nível de km's ou potencia...
http://saragreeneyes.no.comunidades.net/
infiltrado k7 escreveu:Então a gasolina de 100 octanas ninguem fala.....
Pk?
Comercialmente só conheço uma empresa a comercializar gasolina 100octanas, que na practica não noto diferença entre a 98 e a 100 octanas... diferença entre 95 e 98? claro que noto e não me refiro ao bolso, refiro-me a mota...fazendo 4 ou 5 abastecimentos com 98, sinto a mota 'mais solta', parece mais viva, pode ser psicologico... mas enquanto durar a pancada, a galp agradece o guito extra que lhes dou

Felip- A conduzir cinquentinhas...

TripleSoul escreveu:a minha burra 95 é o aconselhado, mesmo pelo fabricante, portanto...
95...
normalmente os fabricantes nao recomendas x octanas, recomendam uma gasolina com indice RON de x e aí o caso já é mais complicado de explicar...

Felip- A conduzir cinquentinhas...

Tópicos similares» Reservatório de gasolina do Face Flex
» Acetona na gasolina.
» Como trocar o filtro de gasolina?
» Como obter gasolina pura
» Gasolina uruguaia/argentina no Classe A
» Acetona na gasolina.
» Como trocar o filtro de gasolina?
» Como obter gasolina pura
» Gasolina uruguaia/argentina no Classe A
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: